Anterior


curiosidades do dom de ínguas

28/08/2017

Anterior

Próxima


apoio 19 março A

24/03/2017

Próxima
28/08/2017
Casas de Paz

O que acontecerá nas Casas de paz?

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1227CON, Arquivo: Lc10,1-23 CON1227

Lucas 10:1-6;17-23

Casas de Paz

 

Pregado em:

1)     PIB de Osvaldo Cruz em 19/03/17 dom 8h30 e 18h

2)     .........................................................................................

 

1 Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir.

2  Antes de os enviar, ele disse: —A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita.

3  Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos.

4  Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém.

5  Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: “Que a paz esteja nesta casa!”

6  Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação.

17 Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus: —Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!

18  Jesus respondeu: —De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio.

19  Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo.

20  Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu.

21  Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse: —Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.

22  —O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.

23  Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles: —Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo!

 

 

 

 

Introdução:

Estamos vivendo um tempo novo em nossa igreja. O projeto Casas de paz está diante de nós. 6 anos atrás ele surgiu em Ribeirão Preto e agora chegou em Osvaldo Cruz.

 

O texto que lemos nos mostra um pouco do que este projeto fará conosco, o que iremos experimentar.

 

1.    Casas de Paz é uma estratégia que leva pessoas à Cristo (1-6).

O texto inicia com uma expressão interessante: “Depois disso”. Depois de que? Pergunto. Olhando os versos anteriores percebemos que Jesus está falando de 3 tipos de seguidores, discípulos:

a)     Os que se oferecem para segui-lo.

b)    Os que são chamados e dão desculpas.

c)    Os que se oferecem e depois dão desculpas.

 

Aí temos o “Depois disso”, ou seja, depois de Jesus definir quem são seus seguidores, quem são os que não ficarão dando desculpas, arranjando motivos os mais diversos e aparentemente os mais justos:

i)             A morte de um querido...

ii)            Despedir da família...

As duas desculpas envolvem família. Olhem pra mim. Família não pode ser um empecilho de fazer o que Deus manda, se for assim, esta família não está na graça de Deus.

 

Jesus define os 70 ou 72 seguidores que, apesar de terem problemas, sabem a quem seguem e servem, sabem quem é seu salvador, quem é o Senhor, quem dá a palavra final.

 

Estes escolhidos são enviados em duplas para uma estratégia, uma ação preparatória para o próprio Jesus chegar. Fariam eles o papel semelhante ao de João Batista, preparar o caminho do Senhor.

 

Que privilégio podemos ter de ser um semeador da paz, de atuar na estratégia de Cristo, preparando-lhe o caminho para sua chegada gloriosa na Casa onde entraremos e ali fazer sua obra de buscar e salvar o perdido, de encontrar os homens e mulheres de paz.

 

Jesus então vai mostrar que a obra é grande e que os dispostos a realiza-la são poucos, são poucos os escolhidos, os que se disponibilizam ao trabalho. No mesmo texto anterior que citamos no início, Jesus disse assim:

Lc 9:62 (NTLH) Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.

O que temos aqui na palavra de Jesus é uma ordem bem clara. O verso 3 mostra:

3  Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos.

 

Somos ovelhas enviados aos lugares onde estão os lobos, teremos problemas, obstáculos, perseguições por vezes, não seremos aceitos e seremos perseguidos, mas lembremos que nos envia, quem é nosso General.

 

 

 

Ilustração:

Lia um artigo onde o autor falava de liderança dizendo que tinha mais medo de um exército de ovelhas liderado por um Leão do que um exército de Leões liderados por uma ovelha.

 

Nosso General é Cristo e ainda que sejamos simples e frágeis ovelhas, nosso líder vai na frente e venceremos em seu nome.

 

No verso 4 Jesus ainda nos previne das distrações, e em nossos dias temos muitas distrações.

 

Nos versos 5 e 6 temos Jesus terminando nos mostrando que devemos manter o foco.

 

Na primeira semana do trabalho, quando entrarmos nas casas, nas calçadas ou salas de trabalho, nós vamos consagrar o lugar e as pessoas ali e depois iremos incentivar que os presentes façam o mesmo que Cornélio fez quando mandou chamar o apóstolo Pedro para pregar em sua casa:

Atos 10: 24 (NTLH)  No outro dia chegaram à cidade de Cesaréia. Cornélio e os parentes e amigos mais íntimos que ele tinha convidado já estavam esperando Pedro.

Vamos dar a cada família representada um chaveiro com as 7 chaves das 7 lições que iremos ministrar e a cada semana daremos uma chave para que completem as sete ao final.

(Foto)

 

Esta é a estratégia que usaremos preparando o caminho para Jesus entrar.

 

(T) Casas de Paz é uma estratégia que leva pessoas à Cristo, mas vemos ainda que:

 

2.    Casas de Paz é uma batalha espiritual (17-20).

Jesus recebe as duplas de volta e começam o relatório. Até Jesus recebia relatórios. Disseram eles que enfrentaram os lobos, o poder do inimigo e venceram. Por que? Porque foram enviados na autoridade de Cristo, com a armadura de Deus...

 

Jesus dá uma visão da cena dizendo que via Satanás como um raio cair do céu...

 

Vamos ver o inimigo cair, sair das famílias que ele oprime, tirando a paz, ele vai perder porque iremos no poder do Espírito Santo, debaixo de uma ordem daquele que recebeu toda autoridade de Deus, que tem toda autoridade.

 

Nossa igreja está proporcionando 3 ferramentas para nos ajudar:

a)     Congresso de Batalha Espiritual (foto).

b)     21 dias de jejum e oração (foto).

c)     Terceira vigília de oração dia 31 (foto).

 

(20) A cena do relatório vai terminar com Jesus dizendo que a base de nossa vitória não é o poder, mas é a salvação, ter os nomes escritos no livro da vida...

 

Nossa alegria começou na fé, na conversão, na salvação que recebemos em Cristo e agora ela continua quando ajudamos outros a terem a mesma experiência, sua conversão.

 

Vamos nos preparar! Vamos clamar! Vamos orar!

 

(T) Casas de Paz é uma estratégia preparatória pra Cristo, é uma batalha espiritual e vemos por fim que:

 

3.     Casas de Paz vai produzir alegria espiritual (21-23)

A Bíblia cita que Jesus chorou 3 vezes:

i)             Lucas 19:41 Quando vê Jerusalém...

ii)            João 11:35 na morte de Lázaro...

iii)           Lucas 22:44 no Jardim do Getsêmani...

 

Mas a bíblia cita uma vez que Jesus se alegrou no espírito e é exatamente aqui, ao ouvir o relatório dos seus obreiros, dos seus chamados, dos seus escolhidos que foram alcançar os homens e mulheres de paz.

 

Esta alegria do espírito é a mesma que o céu sente quando um pecador se arrepende:

Lucas 15:7  —Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.

Jesus se alegra em Deus, o Senhor dos céus e da terra, pois seus filhos obedeceram e foram conquistar as almas perdidas cumprindo a missão do próprio filho de Deus de buscar e salvar o perdido.

 

As duplas aqui não eram de gente famosa, não eram os doze apóstolos, eram pessoas simples, sem fama, sem evidência, seus nomes nem são citados... Deus faz proezas com pessoas simples como nós e fará proezas com você, servo do Senhor.

 

Vamos levar o príncipe da paz aos que precisam da paz e esperam por ela.

 

O verso 22 e 23 mostram que a autoridade de Deus foi dada à Cristo e é nela que iremos fazer sua obra. A alegria que atingirá Jesus irá atingir os homens também e esta experiência é tão especial e nem reis e profetas antigos puderam ter.

 

Conclusão:

1.            Casas de Paz é uma estratégia que leva pessoas à Cristo (1-6).

2.    Casas de Paz é uma batalha espiritual (17-20).

3.    Casas de Paz vai produzir alegria espiritual (21-23)

 

 










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.