Anterior


apoio 26 de março

24/03/2017

Anterior

Próxima


Adoração é mais

30/09/2017

Próxima
30/09/2017
O Coração dos Guerreiros

Sejamos valentes
Por: Pastor Joel Siqueira

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1246CON, Arquivo: 1Cr12,23ª40CON1246

1Crônicas 12:23-40

O Coração dos Guerreiros

 

Pregado em:

1)   PIB de Osvaldo Cruz em 20/08/17 dom 8h30 ECAD masc.

2)   .........................................................................................

 

23 ¶ (23-37) Quando Davi estava em Hebrom, muitos soldados treinados foram se juntar ao seu exército para ajudar a fazê-lo rei no lugar de Saul, como o SENHOR Deus havia prometido. Este é o número deles: Da tribo de Judá: seis mil e oitocentos homens bem equipados, armados com escudos e lanças. Da tribo de Simeão: sete mil e cem homens bem treinados. Da tribo de Levi: quatro mil e seiscentos homens; seguidores de Joiada, descendente de Arão: três mil e setecentos homens; e Zadoque, um soldado jovem e capaz, veio com vinte e dois chefes do seu grupo de famílias. Da tribo de Benjamim, a tribo de Saul: só três mil homens, pois a maior parte do povo de Benjamim continuava fiel a Saul. Da tribo de Efraim: vinte mil e oitocentos homens valentes, que eram famosos nos seus grupos de famílias. Da tribo de Manassés do Oeste: dezoito mil homens que foram escolhidos para irem fazer Davi rei. Da tribo de Issacar: duzentos líderes e os homens comandados por eles. Esses líderes sabiam o que o povo de Israel devia fazer e a melhor ocasião para fazê-lo. Da tribo de Zebulom: cinqüenta mil homens fiéis e de confiança, treinados para usar todos os tipos de armas e prontos para lutar. Da tribo de Naftali: mil líderes e mais trinta e sete mil homens armados com escudos e lanças. Da tribo de Dã: vinte e oito mil e seiscentos homens treinados. Da tribo de Aser: quarenta mil homens preparados para a batalha. Das tribos que ficavam a leste do rio Jordão, isto é, Rúben, Gade e Manassés do Leste: cento e vinte mil homens treinados para usar todos os tipos de armas.

38  Todos esses soldados preparados para a batalha foram até Hebrom, resolvidos a fazerem Davi rei de todos os israelitas. Todo o resto do povo de Israel estava unido no mesmo propósito.

39  Eles ficaram três dias ali com Davi, comendo e bebendo aquilo que os seus irmãos israelitas haviam preparado para eles.

40  De bem longe, até das tribos de Issacar, Zebulom e Naftali, no Norte, vieram pessoas trazendo jumentos, camelos, mulas e bois carregados de comida, isto é, farinha de trigo, figos, passas, vinho e azeite. Também trouxeram gado e ovelhas para matar e comer. Tudo isso mostrava a alegria que havia em todo o país.

 

Introdução:

Hoje na ECAD masculina vamos relembrar dos guerreiros, dos valentes, dos soldados de Cristo que vivem o evangelho e lutam por uma causa de valor.

1. O Coração do Guerreiro é treinado nas armas de guerra (23-37).

Algumas expressões do texto desejamos ressaltar aqui:

·      Muitos soldados treinados...

·      Bem equipados e armados...

·      Chefes e líderes...

·      Conhecedores do tempo e modo de agir...

·      Todo tipo de arma...

·      Fiéis e de confiança...

Hoje precisamos de guerreiros com coração voltado para o treinamento espiritual:

Treinados na Bíblia:

2Tm 2:15 (RA)  Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

 

Treinados na Oração:

Efésios 6:18 (NTLH)  Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.

 

Treinados no Evangelismo:

Mateus 24:14 (NTLH)  E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.

 

1 Pedro 3:15 (NTLH)  Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm.

 

Treinados no discipulado:

Mt 28:19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

 

 

(T) O Coração de Guerreiro é treinado nas armas de guerra e vemos ainda que:

2.  O Coração de Guerreiro se une em torno do Rei (38).

Os soldados vieram de toda parte para Hebron, para fazerem de Davi o Rei sobre todo Israel ainda que uma parte da tribo de Benjamin ainda fosse fiel à Casa de Saul.

Eles deixaram suas casas, famílias, suas terras, seus afazeres,.. Quantas vezes nos prendemos em tantas coisas que não temos tempo para o Rei. Cuidamos de coisas da nossa casa, da nossa família, dos nossos bens e a casa de Deus, a família de Deus os recursos de Deus ficam de lado.

Aqueles soldados vieram, diz o texto, resolvidos, decididos a fazerem de Davi o Rei. Tinham um propósito de vida, um propósito de existência que era maior que o seu mundinho particular, pois havia um povo, havia uma Terra Prometida, haviam conflitos e adversários que só poderiam ser vencidos se eles se unissem.

Jesus disse:

Mateus 12:25 (NTLH) Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse: —O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. E a cidade ou a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída.

 

Eles se uniram em torno de um mesmo propósito.

Ali o Rei Davi foi fator de união.

Hoje somos 46 células em Osvaldo Cruz, somos 8 células da rede Gideão liderada por homens guerreiros de valor, E hoje temos um Rei, Jesus Cristo nosso Senhor e os guerreiros de coração precisam estar unidos em torno do Rei, precisamos:

·      Olhar para Jesus

·      Obedecer a Jesus

·      Amar a Jesus

·      Pregar sobre Jesus

·      Falar sobre Jesus em nossas conversas

·      Testemunhar de Jesus

·      Ensinar sobre Jesus

Ele é o REI! Aleluia!

Há momentos na guerra que precisamos deixar a família para sair à batalha, precisamos deixar nosso lazer... precisamos deixar nossos brinquedinhos... nosso trabalho...

Precisamos tomar decisões de nos unirmos em torno do Rei.

Canção: Eu já decidi viver para o Rei.

 

Rubens Muzio cita em seu Livro “O DNA da Igreja” uma frase de Abraham Kuyper que diz:

“ Não há um cm2 de toda a criação pelo qual Jesus não clame: Isso é meu” Pertence a mim!

 

Vamos nos unir em torno do Rei e viver para ele e trazer este mundo aos seus pés.

(T) O Coração de Guerreiro é treinado nas armas de guerra, se une em torno do Rei e vemos por fim que:

3.  O coração de Guerreiro cuida uns dos outros (39,40)

Os soldados ficaram 3 dias na festa de posse do Rei Davi e, se somarmos os números do texto chegaremos a pelo menos 300 mil e 200 soldados.

Quanta infraestrutura foi necessária para cuidar desta gente, quanta água, comida, barracas de dormir, lenha para fazer o churrasquinho etc

Diz o texto que veio gente de longe para trazer provisões, para cuidarem dos soldados...

Quantos estão vindo de longe com provisões para cuidar, para suprir, para cuidar dos outros... Aqui mesmo na igreja temos tantos fazendo isso agora, cada semana dando seu tempo, seus talentos, seus dons, seu dinheiro para cuidar de outros...

Nós existimos para termos um coração de guerreiros que cuida uns dos outros.

GANHEMOS OS HOMENS, CUIDEMOS BEM DELES, E GANHEREMOS OSVALDO CRUZ.

 

Ilustrando:

 

Conclusão:

O Coração de Guerreiro:

É treinado nas armas de guerra...

Se unem em torno do Rei...

 

Cuidam uns dos outros...










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.