Anterior


Adoração é mais

30/09/2017

Anterior

Próxima


Adoradores Missionários

28/08/2017

Próxima
30/09/2017
Cuidando das coisas de Deus

Seja cuidadoso com as coisas de Deus
Por: Pastor Joel Siqueira

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1247CON, Arquivo: Mc11,11ª28 CON1247

Marcos 11:11-28

Cuidando das Coisas de Deus

Pregado em:

1)   PIB de Osvaldo Cruz em 27/08/17 dom 8h30 ECAD fem

2)   .........................................................................................

11  Jesus entrou em Jerusalém, foi até o Templo e olhou tudo em redor. Mas, como já era tarde, foi para o povoado de Betânia com os doze discípulos.

12 ¶ No dia seguinte, quando eles estavam voltando de Betânia, Jesus teve fome.

13  Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos.

14  Então disse à figueira: —Que nunca mais ninguém coma das suas frutas! E os seus discípulos ouviram isso.

15  Quando Jesus e os discípulos chegaram a Jerusalém, ele entrou no pátio do Templo e começou a expulsar todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas.

16  E não deixava ninguém atravessar o pátio do Templo carregando coisas.

17  E ele ensinava a todos assim: —Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’ para todos os povos.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões!

18  Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar um jeito de matar Jesus. Mas tinham medo dele porque o povo admirava os seus ensinamentos.

19  De tardinha, Jesus e os discípulos saíram da cidade.

20  No dia seguinte, de manhã cedo, Jesus e os discípulos passaram perto da figueira e viram que ela estava seca desde a raiz.

21  Então Pedro lembrou do que havia acontecido e disse a Jesus: —Olhe, Mestre! A figueira que o senhor amaldiçoou ficou seca.

22  Jesus respondeu: —Tenham fé em Deus.

23  Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito.

24  Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.

25  E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês.

26  Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.

27 ¶ Depois voltaram para Jerusalém. Quando Jesus estava andando pelo pátio do Templo, chegaram perto dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes dos judeus que estavam ali

28  e perguntaram: —Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu autoridade para fazer isso?

 

Introdução: Cuidamos de nossas coisas todos os dias...

1. Cuidamos das coisas de Deus analisando (11)

·      Jesus teve uma entrada triunfal em Jerusalém montado num jumentinho onde as pessoas o aclamavam e diziam: “Bendito é o que vem em nome do Senhor”!

·      Jesus poderia ficar girando em torno de si mesmo, em torno desta glorificação pessoal, esta vitória social, esta posição que o povo o estava colocando.

·      Jesus porém não deixou de olhar ao seu redor, ao seu próximo, para as coisas de Deus e foi ao templo. Ali começou a observar, a olhar o que as pessoas faziam, como se comportavam, como usavam seu dinheiro. Percebeu que estavam trocando os valores, estavam fazendo da casa do Pai um negócio.

·      A contribuição voluntária e sacrificial estava sendo trocada pelas vendas e pelos lucros.

Somos chamados hoje a fazer uma análise:

·      Análise de nosso ministério, nossas motivações...

·      ... idem célula...

·      ... idem família... casamento...

·      ...idem nossa vida com Deus e seus valores bíblicos...

Pr Glênio Paranaguá cita uma frase de André Guide que diz: “Há pessoas que se preocupam sempre em como parecer o que são, que acabam por não saber o que efetivamente são” (Livro: Religião uma bandeira do inferno pg 122).

(T) Se queremos cuidar das coisas de Deus precisamos analisar...

2.  Para cuidarmos das coisas de Deus precisamos atuar (15-19).

Jesus chegou a uma conclusão rápida sobre o que estava acontecendo no templo de Deus e, no dia seguinte, ele age, ele não fica passivo esperando as coisas acontecerem, ele faz o que deve fazer.

Jesus teve iniciativa e “acabativa”.

Nossas reflexões devem nos ajudar a tomar decisões. Quais?

·      Decisões que fortalecem nossa fé cristã.

·      Decisões que fortalecem a família.

·      Decisões que fortalecem o ministério.

·      Decisões que fortalecem a igreja.

Em seu livro “Cura pela Palavra” o pr Marcelo Aguiar cita o filósofo Foscolo que diz:

“ Uma parte dos homens age sem pensar, a outra, pensa sem agir”

 

Eu e você somos chamados a fazer uma análise séria de como temos tratado as coisas de Deus e então tomarmos decisões a respeito, decisões de melhorar, de progredir, de valorizar aquilo que Deus valoriza e não aquilo que o mundo valoriza.

 

(T) Analisando... atuando...

3.  Para cuidarmos das coisas de Deus precisamos fazer acompanhamento (27,28).

No primeiro dia Jesus analisou

No segundo dia Jesus atuou.

No terceiro dia Jesus fez acompanhamento.

Quando os bombeiros apagam algum incêndio eles fazem um rescaldo, uma verificação final para que as chamas não voltem.

Quando agimos para melhorar algo devemos fazer o mesmo, um acompanhamento para evitar que o problema tome poder outra vez.

Jesus voltou ao templo e ainda teve que enfrentar aqueles que gostavam da situação anterior, dos lucros, das vendas, do comércio na casa do pai... mas Jesus ficou firme e não evitou os questionamentos. Fez o que fez com convicção.

Uma cena bíblica que lembra o acompanhamento foi após a primeira viagem missionária que Paulo e Barnabé fizeram. Após um tempo o texto diz:

Atos 15: 36 Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: —Vamos voltar e visitar os irmãos em todas as cidades onde já anunciamos a palavra do Senhor. Vamos ver se eles estão bem.

Precisamos sempre estar fazendo verificação:

Ilustrando:

Todos nós, enquanto alunos nos bancos escolares, fizemos verificação, fizemos testes, fizemos provas, verificamos se o ensino dado fixou em nossa memória. Fomos aprovados ou reprovados, mas um fato interessante é que podemos aprender com os erros.

Na vida precisamos fazer verificação, e por isso precisamos de alguém de fora para fazer a prova, o teste, dar a nota. Nas áreas familiares, conjugais, profissionais, vida devocional...

Se em alguma área estamos tirando notas vermelhas, podemos ser ajudados por um conselheiro, um discipulador, um irmão em Cristo usado pelo ES para nossa edificação.

(T) Analisando... atuando... fazendo verificação...

4.  Por que cuidamos das coisas de Deus? Para evitar o ressecamento.

Jesus foi a uma figueira procurar frutos e não achou. Ela secou.

Se aquela figueira não tivesse nada a ver com Jesus certamente continuaria ali com suas folhas verdes, ainda que sem frutos, mas continuaria ali.

Quando as coisas têm a ver com Jesus só há duas alternativas: Dar fruto ou secar.

Você tem alguma coisa a ver com Jesus?

Quais os frutos que Jesus procura e que o texto nos sugere?

·      Oração. “Casa de oração”.

·      Evangelização: “para todos os povos”. Lc 9:10

·      Cuidado em discipulado. Toda a cena Jesus está com seus discípulos. Eles estavam sempre juntos em crescimento espiritual, em cuidado mútuo.

Na TV vemos umas cenas na África quando milhares de animais em bando fazem sua migração anual em busca de pastos verdejantes que as chuvas produzem. Nesta jornada eles enfrentam todos os tipos de predadores.

 

Nós os crentes sempre estamos caminhando na direção dos frutos que a bíblia nos orienta, pois “SOMOS ADORADORES QUE ANUNCIAM JC AO MUNDO E CUIDAM UNS DOS OUTROS”

Conclusão:

Cuidando das coisas de Deus: Analisando ... atuando ... fazendo verificação e dando frutos evitando o ressecamento.

 

 










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.