Anterior


Adoradores Missionários

28/08/2017

Anterior

Próxima


Ovelhas em Paz

30/09/2017

Próxima
04/09/2017
Vidas em PAZ

O que precisamos fazer para viver em paz?
Por: Pastor Joel Siqueira

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1247CON, Arquivo: Hb12,12ª24 PAS1249

Hebreus 12:12-24

Vidas em Paz

Pregado em:

1)   PIB de Osvaldo Cruz em 03/091/17 dom 18h00

2)   .........................................................................................

12  Portanto, levantem as suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.

13  Andem por caminhos aplanados para que o pé aleijado não manque, mas seja curado.

14  Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.

15  Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno.

16  E tomem cuidado também para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas, como Esaú, que, por causa de um prato de comida, vendeu os seus direitos de filho mais velho.

17  Como vocês sabem, depois ele quis receber a bênção do seu pai. Mas foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas.

18 Vocês não foram como o povo de Israel. Vocês não chegaram perto de alguma coisa que se pode tocar, como o monte Sinai com o seu fogo destruidor, a escuridão e as trevas, a tempestade,

19  o barulho de trombeta e o som de uma voz. Quando os israelitas ouviram a voz, pediram que ela não dissesse mais nada,

20  pois eles não podiam suportar a ordem que dizia: “Até um animal, se tocar o monte, deverá ser morto a pedradas.”

21  O que estavam vendo era tão terrível, que Moisés disse: “Estou tremendo de medo!”

22  Pelo contrário, vocês chegaram ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial com os seus milhares de anjos.

23  Vocês chegaram à reunião alegre dos filhos mais velhos de Deus, isto é, daqueles que têm o nome deles escrito no céu. Vocês chegaram até Deus, que é o juiz de todos, e chegaram também aos espíritos dos que são corretos e que foram aperfeiçoados.

24  Vocês chegaram até Jesus, que fez a nova aliança e que borrifou o sangue que fala de coisas muito melhores do que o sangue de Abel.

 

Pediram a um pintor para fazer um quadro que retratasse a paz. Pintou uma tempestade. O cliente reclamou e o pintor mostrou a segurança da rocha em meio a tempestade.

Em Cristo temos uma vida em paz.

1. Vidas em Paz arrancam as plantas ruins (15-17)

O verso 15 inicia com um “Tomem Cuidado”. Isto é um alerta, uma chamada de atenção ao perigo, uma placa de aviso...

Na igreja precisamos olhar uns pelos outros para que ninguém possa correr o risco de perder, de abandonar, de afastar-se das coisas sagradas, coisas estas que são foram dadas pela graça de Deus, um favor que não merecemos.

A vida humana, o coração humano, é terreno fértil para se plantar coisas boas ou coisas ruins. As coisas que plantamos nos darão colheitas.

Jesus planta trigo  x satanás planta joio.

Jesus planta bênçãos  x  satanás maldição.

Jesus planta otimismo  x  satanás planta pessimismo.

Jesus planta esperança  x  satanás desespero.

Os salvos em Cristo plantarão o que seu Jesus planta e colherão de acordo...

O texto de Hebreus mostra um exemplo negativo de Esaú, um personagem do Velho Testamento. Irmão gêmeo de Jacó, nascido no mesmo dia, da mesma mãe e mesmo pai, criado na mesma fazenda, com mesmos criados. A bíblia não esconde que ele e seu irmão eram pecadores, mas mostra uma diferença. Jacó desejou as bênçãos de Deus e Esaú desprezou-as. Jacó não deixou que a planta amarga dominasse seu coração a ponto de desprezar o sagrado mas Esaú tratou o sagrado com desprezo.

A planta amarga ou amargura cresce onde as coisas de Deus são colocadas de lado, são tratadas com desdém, onde o sagrado é trocado pelo urgente e os direitos são desprezados.

Esaú como filho mais velho, ainda que por alguns segundos, tinha direitos que mais tarde seriam legislados, colocados na lei de Moisés:

·      Ser o administrador da casa.

·      Ser o sacerdote da família.

·      Receber porção dobrada da herança.

Hoje, nós os servos de Deus, não podemos desprezar os nossos direitos, nem trocar por coisas substitutivas e assim corrermos o risco de estarmos cultivando plantas ruins.

Que direitos temos?

·      Temos o direito de amar a Deus.

·      ... amar o próximo como a nós mesmos.

·      ... ler a bíblia e viver pela fé em suas verdades.

·      ... orar diretamente a Deus sem outros mediadores a não ser Cristo Jesus.

·      ... ser igreja viva e mostrar Cristo ao mundo.

·      ... falar de Cristo, viver Cristo, seguir a Cristo...

·      ... adorar a Deus em espírito e em verdade.

Não  troque seus direitos, viva-os com intensidade, não deixe que plantas amargas tomem conta de seu coração e corra o risco de chegar num ponto onde não tem mais volta, o que aconteceu com Esaú.

O escritor aos hebreus por 3 vezes em sua carta faz este alerta, de endurecermos nosso coração e chegarmos num ponto onde não tem mais volta:

Hebreus 6: 4  Como é que as pessoas que abandonaram a fé podem se arrepender de novo? Elas já estavam na luz de Deus. Já haviam experimentado o dom do céu e recebido a sua parte do Espírito Santo.

5  Já haviam conhecido por experiência que a palavra de Deus é boa e tinham experimentado os poderes do mundo que há de vir.

6  Mas depois abandonaram a fé. É impossível levar essas pessoas a se arrependerem de novo, pois estão crucificando outra vez o Filho de Deus e zombando publicamente dele

 

Hebreus 10: 29  Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o Espírito do Deus, que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa pessoa vai merecer!

30  Pois sabemos quem foi que disse: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles.” E quem também disse: “O Senhor julgará o seu povo.”

31  Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!

 

Hebreus 12: 17  Como vocês sabem, depois ele quis receber a bênção do seu pai. Mas foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas.

 

Ilustração 637 – Raízes.

Os pesquisadores descobriram que os eucaliptos são capazes de alcançar jazidas de ouro e sugar parte dela que vão parar nas suas folhas... Dá pra saber se na região tem ouro analisando as folhas do eucalípto.

 

Onde estão suas raízes? Suas folhas irão denunciar. Não seja uma planta amarga.

(T) Vidas em paz arrancam as plantas ruins e ainda vemos:

2.  Vidas em Paz superam suas crises (12-14).

As crises podem atingir nossas vidas, podem nos afetar, nos cansar e as pessoas cansadas não frutificam. As mãos cansam, os joelhos enfraquecem, os pés começam a mancar... mas o texto bíblico chama as vidas em paz para reagir:

·      Mãos casadas levantem-se!

·      Joelhos enfraquecidos sejam fortalecidos!

·      Pés que mancam andem direito!

Quantas vezes a bíblia desafia os desanimados a reagirem:

Joel 3: 10 (RA)  Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.

 

2Coríntios 12: 9  Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo.

10  Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.

 

Josué 1: 9  Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

 

E o próprio escritor aos hebreus, no capítulo anterior (11) quando fala dos heróis na fé, termina dizendo:

33  Pela fé eles lutaram contra nações inteiras e venceram. Fizeram o que era correto e receberam o que Deus lhes havia prometido. Fecharam a boca de leões,

34  apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros.

 

Vidas em paz não estão isentas de problemas, mas elas escutam a voz de Deus no seu coração dizendo: “Comigo você pode, eu te fortaleço”.

Quais as crises que se vive hoje?

·      Crise financeira... emocional... conjugal... psicológica... espiritual... pecaminosa...

Não deixa as crises te apagarem, mas encontre forças no nome que está acima de todo nome: O MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI ETERNO E PRINCIPE DA PAZ....  encontre forças em JESUS!

 

O verso 14 mostra mais um detalhe. As Vidas em Paz irão trabalhar para ter paz com todos ao seu redor, mas há um preço do qual não podem abrir mão, o compromisso com Deus. “Paz com todos e a santificação (dedicação total)”.

O que o texto nos ensina? Que a paz com todos não pode comprometer nossa paz com Deus. Se ter paz com alguém significa abrir mão da minha vida com Deus, da minha fé em Deus, da minha obediência a Deus então, com esta pessoa, não terei paz.

Exemplos:

·      Seu cônjuge quer te afastar de Deus?

·      Seu namoro quer te afastar de Deus?

·      Suas amizades...

·      Seu lazer ...

Não troque seu compromisso com Deus para ter um momento de paz com ninguém. Ele é o primeiro! Porque diz o texto, “sem isso ninguém o verá”!

Ilustração (Crises 472,471).

Muitas pessoas deste mundo enfrentaram crises e a superaram:

Demóstenes, o maior orador do mundo antigo gaguejava... Júlio Cesar, imperador romano, era epilético... Bethovem, o grande compositor musical era surdo... Handel, outro grande compositor era aleijado... Platão era corcunda...

Thomaz Edson, o inventor da lâmpada elétrica, tentou 10 mil vezes antes de acertar...

¼ de grandes heróis e personagens famosos da história eram portadores de deficiência... ¾ nasceram na pobreza, vieram de lares destruídos ou de situações extremamente tensas ou tumultuadas”

(Livro Multiplicando Discípulos de Joel Comiskey).

 

Você tem crises? Você tem problemas? Você tem limitações? Decida se você vai ser mais que vencedor ou mais que perdedor! Porque eu já decidi!

(T) Vidas em paz arrancam plantas ruins, superam as crises e vemos por fim que:

3.  Vidas em Paz vivem como os que já chegaram (18-24).

Nestes versos o escritor faz uma diferença entre o Velho Testamento e o Novo Testamento, entre o Povo de Israel, monte Sinai, fogo de Deus, trombetas e medo em contraste com os lugares ou posições onde os crentes já chegaram.

V. 22 – Chegamos à Jerusalém Celestial, cidade do Deus vivo, com anjos e tudo mais...

V. 23 – Somos membros da reunião alegre dos santos, dos filhos de Deus, os filhos mais velhos (primogênitos) o que significa algo tremendo: TODOS SOMOS PRIMEIROS FILHOS.

Você não é filho número 2, ou 3, ou 4 ou último, você é o filho número UM em Cristo Jesus.

O verso 23 ainda mostra que chegamos diante do juiz, de Deus, do tribunal celestial onde todos serão julgados, mas pelo que vemos aqui, já chegamos absolvidos, já chegamos salvos e perdoados, já chegamos com a sentença de LIVRES.

Romanos 5: 1 (NTLH) Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Nós somos um espírito aperfeiçoado, que está pronto para as maravilhas celestiais ainda que a carne seja fraca.

V. 24 – Chegamos a Jesus! Nossa nova aliança com Deus pois a velha aliança do medo, das leis, dos castigos foi substituída pela lei de Cristo.

Os valores do Velho Testamento geram medo.

Os valores do Novo Testamento geram alegria.

A alegria dos salvos é contagiante... edificante... marcante

Vamos viver com a alegria de quem já chegou lá.

Ilustração:

Nas corridas diversas que vemos por aí os que chegam podem sentir a alegria de chegar. Umas irmãs de nossa igreja estão praticando corrida e uma delas me mostrou suas medalhas. Não importa a colocação, importa a chegada. A diferença dos crentes é que a nossa chegada na corrida da fé, de todos nós, é em primeiro lugar.

 

John Maxwell diz uma frase em seu livro Os 5 níveis de liderança:

“Quem quer sair do time que venceu o campeonato? Ninguém. Quem quer sair do time que ficou em último? Todos. As pessoas ama estar numa equipe vencedora”(273).

 

Nós somos os que chegaram lá, somos Vidas em Paz com Deus em Cristo Jesus.

Conclusão:

Vidas em paz arrancam as plantas ruins.

... superam as crises...

... vivem como os que já chegaram.

Como está o seu coração hoje?

 

 

 










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.