Anterior


Vidas em PAZ

04/09/2017

Anterior

Próxima


A Mensagem da Paz

30/09/2017

Próxima
30/09/2017
Ovelhas em Paz

Você é uma ovelha de Cristo em paz?
Por: Pastor Joel Siqueira

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1252PAS, Arquivo: Jo10,7ª16PAS1252

João 10:7-16 e salmo 23:1

Ovelhas em Paz!

Pregado em:

1)   PIB de Osvaldo Cruz em 10/09/17 dom 18h00

2)   .........................................................................................

 

  7 Então Jesus continuou: —Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu sou a porta por onde as ovelhas passam.

8  Todos os que vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção à voz deles.

9  Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida.

10  O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.

11  —Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

12  Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas.

13  O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas.

14  (14-15) Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas.

15  (14-15) Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas.

16  Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.

 

Salmo 23:1 O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.

Introdução:

Um tempo atrás recebemos em nossos estudos bíblicos o pastor Joel Américo, da Pavuna, que é especialista em hebraico. Nas suas aulas ele deu uma tradução interessante sobre o salmo 23:1.

“O Senhor é o meu pastor e de nada sentirei falta”.

Ovelhas em paz foram supridas por seu pastor e se sentem plenas, completas, supridas no corpo e na alma. Elas não vivem mais desesperadas pela vida pois Deus as alimenta mesmo enquanto dormem.

Dizia o apóstolo Paulo:

1 Timóteo 6:8  Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso.

Há sentimento de satisfação com as ovelhas em paz, por outro lado, um sentimento de insatisfação ronda aqueles que não tem paz.

Diz a bíblia:

Isaías 57:21  Os ímpios, diz o meu Deus, não têm paz.

 

Vídeo de culto na áfrica.

 

Nesta hora gostaria de responder a duas perguntas sobre as ovelhas em paz:

“ O que acontece com elas” e “como podemos ser uma delas”.

1. O que acontece com as ovelhas em paz?

a. Elas convivem com outras ovelhas em paz (11 e 15).

No verso 11 vemos Jesus mostrando que o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas, naturalmente não podemos pensar que deu sua vida só por mim, mas por suas ovelhas, mesmo as que eu não conheça ainda.

Significa aqui que não sou único na família dos salvos e nem exclusivo, não estou num box individual no aprisco de Jesus, estou no meio das ovelhas que ele salvou.

Não estou isolado na ilha dos convertidos estou ilhado junto com eles. Sou um entre muitos, sou um na multidão dos salvos.

Hoje na aula de Geração 10 Mil falamos sobre multiplicação de células e vislumbramos o resultado disto em apocalipse 7:9,10.

9  Depois disso olhei e vi uma multidão tão grande, que ninguém podia contar. Eram de todas as nações, tribos, raças e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro, vestidos de roupas brancas, e tinham folhas de palmeira nas mãos.

10  E gritavam bem alto: —Do nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro vem a nossa salvação.

Eu me vejo lá nesta multidão dos salvos e já vivo uma preliminar hoje na pequena multidão chamada igreja de Jesus onde estão as ovelhas em paz.

·         Aprendemos uma nova canção como diz apocalipse 14:3 3  Os cento e quarenta e quatro mil estavam diante do trono, e dos quatro seres vivos, e dos líderes e cantavam uma nova canção, que somente eles podiam aprender. De toda a humanidade eles eram os únicos que tinham sido comprados por Deus.

·      Desfrutamos da presença do pastor quando vivemos em comunidade. Disse Jesus em Mateus 18:20

20  Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.

 

Hoje, vivendo em comunidade, as ovelhas em paz experimentam as bênçãos da igreja:

Atos 2:46  Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.

47  Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.

 

No verso 14 de nosso texto básico vemos ainda que Jesus conhece as suas ovelhas, ele sabe de nossas limitações, nossas fraquezas, nossas angústias e mesmo assim ele nos coloca juntos. Por que ele faz isso conosco?

Para que eu cresça onde sou fraco e onde o outro é forte...

É no convívio das ovelhas em paz que somos aperfeiçoados na vida com Cristo e é no isolamento que somos mantidos pequenos e ineficazes. Satanás tem todo interesse em te manter longe da célula, longe do discipulado, longe das celebrações regulares, para manter você pequeno e limitado. Isolamento não faz crescer.

(T) Outra coisa que acontece com as ovelhas em paz além do convívio com outras.

b.Somos protegidos dos perigos.

Dois perigos são citados no texto:

·      Os predadores (lobos).

·      Os maus obreiros.

Lendo a bíblia vemos que na palestina, naquela época, haviam animais ferozes que atacavam as ovelhas. Davi cita Leão e Urso, aqui o texto cita lobos.

Os apriscos do passado eram cercados e colocavam espinhos para que os predadores não passassem, mas na fome alguns conseguiam pular e matavam várias ovelhas. Nestas ocasiões o pastor que ficava na porta do aprisco, era quem defendia o rebanho, os maus obreiros fugiam.

 

Se pararmos para pensar bem todos nós somos ovelhas e todos nós podemos ser obreiros de Cristo. Quando vemos um irmão em perigo é que a diferença vai aparecer. Vamos ajudar ou fugir.

Não devemos ter medo dos predadores, não devemos ter medo do diabo que, como disse Jesus no capítulo 8, é um assassino, vem para matar, não sejamos maus obreiros que fogem da luta porque estamos no mesmo aprisco, sofremos os mesmos perigos, mas também poderemos celebrar as mesmas vitórias. Aleluia!

Dois irmãozinhos brincavam na areia da praia quando surge uma terceira criança. A nova criança empurra o irmão menor e imediatamente, a irmã maior revida dizendo: “O meu irmão não”!

 

Quando satanás vier atacar seu irmão revide: “Meu irmão não!”

... doença...   pecado ...   fofoca...  

(T) Ovelhas em paz convivem com outras, são protegidas e vemos ainda que:

c. Ovelhas em paz estão abertas para receber outras ovelhas que o pastor vai trazer (16).

Igreja é uma comunidade formada de grupos menores, sejam ministérios ou células. Nossa tendência humana é fechar estes grupos, é limitar aos que estão no relacionamento, aos mais próximos, é colocar a tampa na panela.

Quando Jesus entra em nosso coração e sua paz nos enche, o coração dele começa a superar o nosso e em breve vai transbordar. Seu amor enche e transborda atingindo os outros ao redor e criando ambientes para receber cada vez mais pessoas.

Ilustração da bola de encher...

 

Jesus o nosso pastor tem o maior amor do mundo por isso está sempre procurando novas ovelhas para amar e colocar em seu aprisco junto das outras.

Uma igreja cresce na medida em que cresce sua capacidade de amar... célula... ministério...

Na casa de Deus tem muitas moradas e ele deseja que cada espaço lá esteja ocupado com suas ovelhas encontradas.

Não podemos agir como aqueles dois irmãozinhos que brigaram e a mãe os corrige dizendo: Pede desculpas a sua irmãzinha... diz que a ama... diz que ela ora no seu coração... Ele responde: “Há não, Jesus já mora aqui dentro e não cabe mais ninguém!

 

O que acontece comas ovelhas em paz?

·      Elas convivem com outras.

·      Elas são protegidas dos perigos.

·      Elas estão abertas às novas ovelhas que chegam.

Que então fazer a segunda pergunta:

2. Como podemos ser uma ovelha em paz?

 

2.1) Entrando pela porta que é Jesus Cristo (7 e 9).

EU SOU A PORTA!

·      Ovelhas passam por mim

·      Ovelhas entram e saem por mim

·      Ovelhas encontram salvação em mim

·      Ovelhas encontram sustento em mim.

Porta é o acesso oficial pois ovelhas não pulam janelas.

No verso 03 lemos no início do capítulo que Jesus fala de um porteiro que abre a porta para o pastor entrar e, de certa forma, nós somos porteiros, pregadores do evangelho que possibilitam a entrada do pastor na vida das pessoas. Precisamos abrir a porta, precisamos dar acesso a Cristo aos corações sem Cristo.

A porta é Jesus e ovelhas em paz entram por ela. Ele controla o acesso.

Jesus diz que suas ovelhas entram e saem por ele e encontram pastagens. Este entrar e sair mostra que existe um fluxo dinâmico na vida cristã. Somos crentes para fluir e não para estagnar.

A ovelha tem casa pra ficar, lugar pra ir, pasto para alimentar e abrigo para proteção.

Jesus é a porta onde somos cuidados, onde encontramos provisões e a comunhão dos salvos.

Vale a pena entrar por esta porta.

Pedro já dizia em sua carta:

1Pedro 2: 25  Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor, que cuida da vida espiritual de vocês.

 

Podemos ser ovelhas em paz entrando pela porta que é Jesus, mas vemos também que:

2.2) Podemos ser ovelhas em paz seguindo o pastor Jesus (11 e14).

Jesus no texto se chama de bom pastor:

·      Dá a vida pelas ovelhas.

·      Conhece as ovelhas.

·      Tem sua voz conhecida e seguida pelas ovelhas.

Ser uma ovelha em paz acontece quando ouvimos uma voz, a voz de Cristo o bom pastor, e passamos a segui-lo.

Na palestina os criadores de ovelhas as juntavam em apriscos comuns e, na hora de separa-las eles usavam apenas a voz.

 

Neste mesmo capítulo 10 de João, Jesus vai dizer mais a frente:

27  As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

28  Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão.

29  O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele.

Quantas vozes hoje estão falando ao seu coração, estão atrapalhando você de seguir a verdadeira voz que dá a salvação eterna, estão impedindo você de chegar nos pastos verdejantes e nas águas tranquilas.

·      Vozes no rádio.

·      Vozes na TV.

·      Vozes nas redes sociais.

·      Vozes nos livros.

·      Vozes dos psicólogos.

·      Vozes dos artistas...

Mas há uma voz que não pode deixar de ser ouvida que é a voz de Cristo. A bíblia cita uma terrível frase que diz: TEM OUVIDOS MAS NÃO OUVEM. Está falando dos ídolos.

Mas por mais de 17 vezes a bíblia diz:
QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇA!

Apelo:

Como posso me tornar uma ovelha em paz?

Entrando pela porta que é Jesus

Seguindo a voz do bom pastor que é Jesus.

 

 










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.