Anterior


Ovelhas em Paz

30/09/2017

Anterior

Próxima


O Agir de Deus

13/10/2017

Próxima
30/09/2017
A Mensagem da Paz

Você prega uma mensagem da paz?
Por: Pastor Joel Siqueira

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1253CON, Arquivo: Jo14,23ª31CON1253

João 14:23-31

A Mensagem da Paz

Pregado em:

1)   PIB de Osvaldo Cruz em 24/09/17 dom 18h00

2)   .........................................................................................

 

23  Jesus respondeu: —A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela.

24  A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.

25 —Tenho dito isso enquanto estou com vocês.

26  Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.

27  —Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.

28 Vocês ouviram o que eu disse: “Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês.” Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é mais poderoso do que eu.

29 Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam.

30  Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando aquele que manda neste mundo. Ele não tem poder sobre mim;

31  mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda. —Levantem-se, vamos sair daqui!

Introdução:

Viajei para Itaperuna nesta quinta e voltei na sexta. Na viagem, num determinado trecho, percebi morros queimados e lembrei das reportagens onde fazendeiros queimas seus pastos para receberem uma nova plantação. Um ato de guerra na esperança de novos tempos de paz.

Nós os crentes não fazemos assim, nós na verdade fazemos o contrário, semeamos a paz esperando a paz de volta.

1.  A Mensagem da Paz está num amor obediente (23-25).

Geralmente ligamos amor à sensações, hormônios, paixão arrebatadora... mas a bíblia liga o amor de modo prático à obediência.

Quando a bíblia ensina sobre o primeiro grande mandamento e o segundo ela fala de amar a Deus e amar ao próximo. Observe que é um mandamento, algo a ser obedecido.

O discurso quando a pessoa diz: “Eu te amo” é bem diferente da prática dele no serviço e dedicação ao outro. Dizer “Eu amo a Deus” sem expressar isso na obediência é apenas uma frase de efeito que cantamos, mas é vazia.

Jesus Cristo se sente amado quando é obedecido e quando fazemos isto duas coisas ele promete:

a) O retorno do amor do Pai e dele mesmo, ainda que nós sejamos amados primeiros, mas iremos perceber melhor este amor quando o amamos em obediência.

b) Sua presença manifesta, real, viva.

Em resumo, amar a Jesus em obediência nos faz perceber seu cuidado e sua presença conosco.

Um dos atos de obediência faremos agora em outubro e novembro no projeto “Casas de Paz” e não tenho nenhuma dúvida de que todos os que participarem irão sentir mais em suas vidas o amor e o cuidado de Deus.

Já vi isto acontecer em abril e maio e verei outra vez.

Ao contrário da obediência temos a desobediência. No verso 24 lemos:

24  A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.

Existem várias mensagens e ensinos de Jesus na Bíblia que nos dão a grande oportunidade de demonstrar amor a Deus ao obedecê-los:

i)           Ensinos sobre casamento, amar a esposa e obedecer ao marido.

ii)         Ensinos sobre dinheiro contribuir com alegria e usar com sabedoria.

iii)       Ensino sobre ser testemunha de Cristo, evangelizar.

iv)       Ensino sobre vida em comunidade, igreja, onde servimos e cuidamos uns dos outros.

v)         Ensino sobre adoração onde cultuamos a Deus em Espírito e em Verdade.

Não tenho dúvidas que, ao obedecermos aos ensinos de Cristo, estaremos demonstrando amor a Deus e percebendo seu amor e cuidado por nós.

Algumas vezes queremos desobedecer por causa da pessoa que devemos amar, mas a obediência precisa ser centrada em Deus e não nas pessoas. Caso contrário, nunca amaremos nem nossos inimigos, que dirá os que não são inimigos.

A Mensagem da paz está num amor obediente.

Isaías 26:3  Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

 

Como crentes vivemos um eterno conflito interior onde nossa carne e nosso espírito lutam por domínio, lutam por poder de decisão por influência sobre nós. Na verdade é uma luta sobre quem vai sentar no trono de nosso coração.

EU >>> “Eu quero ser feliz”....

DEUS >>> “Eu quero fazer Deus feliz”...

Geralmente quando nosso EU senta no trono ele tira a cruz da nossa caminhada porque cruz gera dor e dor é contra felicidade.

Na caminhada da fé acabamos descobrindo que, na verdade, o efeito é contrário. Quando tentamos ser felizes tirando DEUS do trono e colocando o EU, não conseguimos e quando colocamos DEUS no trono e tiramos o EU é que encontramos felicidade.

Isaías previu isto no exemplo do servo sofredor.

Isaías 11

11  Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados.

12  Por isso, eu lhe darei um lugar de honra; ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e os poderosos. Pois ele deu a sua própria vida e foi tratado como se fosse um criminoso. Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados.”

 

Jesus Cristo também previu isto quando falou sobre duas portas que podemos entrar:

Mateus 7:13  —Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho.

14  A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho.

Ilustração:

Rick Warren diz em seu livro “Uma Vida com Propósitos”

“ A compreensão pode esperar, mas a obediência não. Obediência imediata lhe ensinará mais sobre Deus do que uma vida inteira de discussões bíblicas. Na verdade, você jamais compreenderá algumas coisas sem que as tenha obedecido primeiro. A obediência libera a compreensão”

 

Russel Shedd diz em seu livro “A Felicidade segundo Jesus” que “ A obediência resulta de um desejo maior pela vontade de Deus do que pela nossa própria vontade. Quando obedecemos ao nosso pai, descobrimos como crianças obedientes, a satisfação extraordinária da comunhão e da aceitação. Experimentamos a união alegre com ele”.

(T) A Mensagem da paz está num amor obediente e vemos ainda que:

2.  A Mensagem da Paz é ensinada pelo Espírito (26,27).

Temos aqui mais um texto sobre a triunidade de Deus, o Pai, o filho e o Espírito Santo. O foco no texto é sobre a ação do ES como consolador, auxiliador, aquele que está ao lado, o único que faz isto 24 horas por dia.

Sua função é ensinar as coisas, na verdade, todas as coisas de Deus em nossas vidas.

·      Todos os ensinos que recebemos na Escola de Capacitação de Discípulos é firmado pelo ES em nosso coração.

·      Todo aprendizado para vida conjugal que temos na bíblia...

·      Todo procedimento profissional que Deus espera de nós...

·      Todos os ensinos que receberemos na faculdade onde daremos testemunho de Cristo...

·      Todos os comportamentos saudáveis que devemos ter em comunidade onde cuidamos uns dos outros são ensinados pelo ES.

·      Toda a paz de Cristo que experimentamos vem do ES.

Por que então percebemos vários crentes vivendo em conflitos, vivendo sem paz, vivendo como se fossem independentes da igreja, como se a família da fé não valesse a pena? É simples, lhes falta vida espiritual. O EU ainda insiste em estar no trono.

O ES ensina a vivermos a paz de Cristo e a darmos a paz de Cristo. Quando fazemos isto sobre nós vale a palavra de Jesus:

Mateus 5: 9  Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

 

O oposto a isto, a vida na carne, vai gerar o comportamento que vemos em provérbios:

26: 20 Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba.

 

(16-19) Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.

 

Quando estamos em paz não colocamos lenha na fogueira nós usamos extintor de incêndio. Quando estamos em paz não semeamos conflitos nós amenizamos.

Jesus é a nossa paz e no contexto deste capítulo ainda vemos que Jesus nos oferece duas outras coisas:

14: 21  —A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.

15: 11  —Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.

 

Jesus nos oferece seu amor, alegria e paz, os três primeiros detalhes do fruto do Espírito que Paulo fala em gálatas 5.

A pessoa do ES, cujo fruto é amor, alegria e paz, precisou ser enviada aos crentes para os ensinar a viverem estes valores. Ele nos faz lembrar para praticar. E hoje, neste sermão, o ES está te lembrando destas coisas. Vamos viver no ES, vamos ter intimidade com ele, vamos gastar tempo com ele, vamos então viver e refletir os valores que o ES nos ensina do amor, alegria e da paz.

Ilustração:

Existe hoje em dia uma espécie de arma poderosa nas mãos dos que a têm chamada “REDES SOCIAIS”, uma delas “face-book”. Vejam o face das pessoas e leiam seus comentários, fica bem nítido ali se há amor, alegria e paz ou se há lenha na fogueira dos conflitos, espetando uns aos outros, causando conflitos entre amigos ou irmãos. Como você tem usado o seu?

 

(T) A Mensagem da Paz está num amor obediente, é ensinada pelo ES e vemos por fim que:

3.  A Mensagem da paz nos prepara para o dia mau (28-31).

Os versos finais os mostram claramente:

V28) Há um Deus de poder.

V29) Deus deseja aprimorar a nossa fé.

V30 e 31) Há um adversário que nos é contrário que foi instrumento de provação de Cristo, na sua morte na cruz, e que será nosso também.

Ele nos traz o dia mau.

Jesus, em sua obediência, se deixou matar. Resistiu ao seu dia mau.

Quando viver o nosso dia mau, se estivermos ligados em Cristo, se a mensagem da paz estiver viva em nosso coração num amor obediente, na vida em comunhão com o Espírito Santo, veremos com certeza, que estaremos preparados para enfrenta-lo.

Vale a pena ser crente.

Vale a pena ser obediente.

Vale a pena ser sensível à voz do ES que nos ensina.

Vale a pena semear o amor, a alegria e a paz de Cristo.

Vale a pena ter a Mensagem da paz e ser um semeador da paz.

Preguei em Itaperuna esta semana nos 15 anos de ministério do Pr Marcus Vinícius Gomes Salomé. Uma das coisas que me chamou a atenção foi ver representantes de uma Ong ir no culto e agradecer publicamente o apoio do pastor e da igreja no trabalho deles de ajudar famílias de pessoas com câncer.

 

Ali a igreja está semeando a paz no dia mau que aquelas família enfrentam.

Conclusão:

João 14:23-31

A Mensagem da Paz

Está num amor obediente.

É ensinada pelo ES.

Nos repara para o dia mau.

Você tem a mensagem da paz em seu coração?

 

O quanto você está disposto a semeá-la?










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.