Anterior


A Mensagem da Paz

30/09/2017

Anterior

Próxima


Células 12 novembro

17/11/2017

Próxima
13/10/2017
O Agir de Deus

Detalhes sobre o agir de Deus em nossas vidas
Por: Pastor Joel Siqueira

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1254PAS, Arquivo: Is49,8ª18PAS1254

Isaías 49:8-18

O Agir de Deus

1)  ...tem seu tempo certo.

2)  ...mantém uma boa memória.

3)  ... tem seus projetos especiais.

Pregado em:

1)   PIB de Osvaldo Cruz em 15/10/17 dom 18h00

2)   .........................................................................................

8  O SENHOR Deus diz ao seu povo: “Quando chegar o tempo de mostrar a minha bondade, eu responderei ao seu pedido; quando chegar o dia de salvá-los, eu os ajudarei. Eu os protegerei e, por meio de vocês, farei uma aliança com os povos, construirei de novo o país de vocês e devolverei a vocês a terra que agora está arrasada.

9  Direi aos prisioneiros: ‘Saiam da prisão!’ E aos que vivem na escuridão direi: ‘Vocês estão livres!’ “Como ovelhas, eles pastarão perto dos caminhos e até mesmo nos montes pelados encontrarão pasto.

10  Não terão fome nem sede. Não serão castigados nem pelo sol nem pelos ventos quentes do deserto, pois eu tenho pena deles, e os guiarei, e os levarei até as fontes de água.

11  Abrirei uma estrada nas montanhas, prepararei um caminho plano por onde o meu povo passará.

12  Eles voltarão de lugares distantes, do Norte e do Oeste, e de Assuã, no Sul.”

13 ¶ Cantem, ó céus, e alegre-se, ó terra! Montes, gritem de alegria! Pois o SENHOR consolou o seu povo; ele teve pena dos que estavam sofrendo.

14  Mas o povo de Sião diz: “O SENHOR nos abandonou; Deus nos esqueceu.”

15  O SENHOR responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.

16  Jerusalém, o seu nome está escrito nas minhas mãos; eu nunca esqueço as suas muralhas.

17  Os que vão reconstruí-la estão chegando depressa, enquanto estão fugindo aqueles que a destruíram e arrasaram.

18 ¶ Olhe para todos os lados e veja o que está acontecendo! Os seus moradores estão voltando; eles estão chegando! Juro pela minha vida que todos eles são como jóias que você usará com orgulho, assim como uma noiva se enfeita com as suas jóias.

Introdução:

De tanto ver as estripulias políticas de nosso país acabamos por aprender o agir dos políticos. Acordos e mais acordos de proteção mútua são tratados e só escândalos graves parecem ser punidos, mas alguns nem assim.

O agir dos políticos está ficando cada vez mais claro e nós vamos perdendo a confiança na maioria deles.

Mas temos um Deus que também age e certamente os trará à juízo e suas obras serão julgadas, seja pelos homens ou pelo próprio Deus.

A Bíblia registra a voz de Abraão dizendo:

Gênesis 18:25  .... Não fará justiça o Juiz de toda a terra?

 

Precisamos estar em oração e as palavras de Jesus certamente se cumprirão:

Lucas 18:7  E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

 

Deus está agindo no Brasil, está agindo no Rio de Janeiro e está agindo aqui mesmo em Osvaldo Cruz.
Vejamos 3 detalhes do Agir de Deus:

1.  O Agir de Deus tem seu tempo certo.

O profeta Isaías faz profecias interessantes, ele não só prevê que Judá seria aprisionado pelos Babilônios como também prevê sua libertação e até mesmo qual o Rei que iria providenciar esta libertação, Ciro, medo-persa. E ainda de sobra diz o tempo do cativeiro 70 anos.

Todas as profecias de Isaías demandariam o tempo certo.

8  O SENHOR Deus diz ao seu povo: “Quando chegar o tempo de mostrar a minha bondade, eu responderei ao seu pedido; quando chegar o dia de salvá-los, eu os ajudarei.

 

Quantas vezes nossas orações parecem morosas, vazias, sem respostas quando na verdade elas estão colocando lenha na fogueira santa da resposta de Deus, e quando o caldeirão ferver a resposta vem. Alguns não tem fé suficiente para esperar pois vivemos num mundo de pressa, do automático.

Lendo um livro sobre discipulado o autor faz uma análise interessante de Hebreus 11 na lista dos heróis na fé. Ali vários heróis são citados por seus feitos extraordinários, mas o texto mostra também outros tipos de heróis, os que não viram os milagres, as libertações, os livramentos e sofreram as crises e maldades de sua época, mas ainda assim perseveraram na fé.

Hebreus 11

36  Alguns foram insultados e surrados; e outros, acorrentados e jogados na cadeia.

37  Outros foram mortos a pedradas; outros, serrados pelo meio; e outros, mortos à espada. Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras; eram pobres, perseguidos e maltratados.

38  Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles!

39  Porque creram, todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido.

Gente de fé não vive só de respostas, mas são capazes de viver até sem resposta nenhuma e ainda assim não duvidam de Deus.

Se Deus ainda não respondeu sua oração não significa que você não tem fé, a sua perseverança é que vai mostrar a sua fé, pois Deus tem o seu tempo de agir.

A libertação do povo requereu preparação, o crescimento de outra nação forte para derrotar os babilônios, a potência da época, a preparação de um rei com esta visão de libertar os prisioneiros, a preparação de gente capaz de levantar a bagagem e caminhar de volta à Judéia... tudo isso levou tempo, o tempo de Deus e alguns morreram nesta preparação e não viram a obra pronta, mas creram.

Deus está fazendo uma obra em nossas vidas, em nosso bairro, em nossa igreja e nós precisamos perseverar, acreditar, continuar na missão sem medo e ainda que não vejamos as maravilhas que Deus vai fazer, nossa fé está colocando lenha na fogueira, nossas orações estão subindo, o incenso está queimando e coisas extraordinárias estão prestes a vir.

O agir de Deus tem seu tempo.

Ilustração:

O presidente dos EUA Jorge Washington teve um secretário que sempre chegava atrasado e culpava o relógio. O presidente lhe diz: Arranje um relógio novo ou eu arranjo um novo secretário.

Será que tem gente fazendo isto com Deus? OU o senhor chega no meu horário ou eu arranjo um deus novo.

Rick Warren diz: Deus nunca está atrasado. O horário de Deus é perfeito.

 

Eugene Peterson diz:

Deus separou o tempo certo para que cada um de nós viva

 

Somos feitos para este tempo. Vamos aproveitar cada oportunidade.

 

(T) O agir de Deus tem seu tempo certo e vamos ainda que:

2. O agir de Deus mantém uma boa memória.

No cativeiro certamente o povo teve uma sensação de abandono, de solidão, de vazio interior por estar longe de sua terra, seu país, seus familiares... O verso 14 lembra esta sensação:

14  Mas o povo de Sião diz: “O SENHOR nos abandonou; Deus nos esqueceu.”

 

Você já se sentiu assim? Sozinho, abandonado, em solidão, vazio interior com a sensação de estar sem rumo sem chão? O povo de Deus sentiu isto.

Mas vejam a resposta que o profeta dá inspirado por Deus, como seu oráculo, seu porta voz oficial:

15  O SENHOR responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.

16  Jerusalém, o seu nome está escrito nas minhas mãos; eu nunca esqueço as suas muralhas.

 

Difícil uma mãe que amamenta esquecer seu bebê pois o próprio choro dele não vai deixa-la esquecer, mas ainda que isto seja possível, e já vimos casos assim, Deus não tem este padrão em sua existência eterna, ele nunca se esquece dos seus.

Eu sou contra tatuagem mas aqui parece que Deus fez uma nas suas mãos escrevendo seu povo nela. Imagina tudo o que se faz com as mãos: E em tudo que se faz se lembra dos que ali estão escritos. Jesus disse que ninguém poderia nos tirar das mãos de Deus, esta marca é para sempre.

Deus tem um amor inesquecível ainda que nós sejamos capazes de virar-lhe as costas ele não.

A memória de Deus está ativa e nosso nome está ali também ativo.

De quantas coisas você se lembra na vida? Coisas boas que fez e coisas ruins que fez, nossa memória também é capaz de lembrar, a de Deus é perfeita.

O agir de Deus mantém uma boa memória.

Ilustração:

A Bíblia fala do dilúvio de Noé e diz o texto que Deus se lembrou de Noé:

Gênesis 8:1 Então Deus lembrou de Noé e de todos os animais que estavam com ele na barca. Deus fez com que um vento soprasse sobre a terra, e a água começou a baixar.

 

Na destruição de Sodoma a Gomorra Deus se lembrou de Abraão e Ló.

Gênesis 19:29  Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara.

 

Na luta de Raquel para ter filhos de Jacó Deus se lembra dela:

Gênesis 30:22  Então Deus lembrou de Raquel. Ele ouviu a sua oração e fez com que ela pudesse ter filhos.

 

Precisamos estar sempre fazendo a oração de Ezequias quando Isaías o avisa de que iria morrer:

2 Reis 20:3  —Ó SENHOR Deus, lembra que eu tenho te servido com fidelidade e com todo o coração e sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse. E chorou amargamente.

 

Podemos fazer esta oração hoje? Afinal de contas, na verdade, estamos todos na mesma direção da morte.

O agir de Deus mantém boa memória. Vamos dar a Deus bons motivos para se lembrar de Nós.

Nós homens não temos lembrança pura, mas Deus tem memória perfeita.

(T) O agir de Deus tem seu tempo certo, mantém boa memória e vemos por fim que:

3.  O agir de Deus tem seus projetos especiais.

Eu nunca fui na Disneylândia, mas meu filho me levou no equivalente brasileiro, o Beto Carrero Word. Olhando tudo o que ali foi feito fiquei admirando seus arquitetos, os que planejaram, estudaram o terreno, idealizaram, mediram, arquitetaram tantas obras lindas e interessantes...

Nós mesmos temos o nsosso projeto de construção para termos aqui um belo templo onde estaremos louvando a Deus e preparando o povo de Deus para o exercício de sua missão aqui e no mundo.

O nossos dízimos irão construir este templo. Seja dizimista fiel e participe da construção, afinal de contas, todos nós desfrutamos e desfrutaremos dela.

O Deus que arquitetou o universo, o que nossos maiores projetos se tornam insignificantes, também pensou algo para sua vida, para vida do seu povo.

Ele pensou na reconstrução de Judá/ Jerusalém

17  Os que vão reconstruí-la estão chegando depressa, enquanto estão fugindo aqueles que a destruíram e arrasaram.

 

Ele pensou na beleza de seu povo.

18 Olhe para todos os lados e veja o que está acontecendo! Os seus moradores estão voltando; eles estão chegando! Juro pela minha vida que todos eles são como jóias que você usará com orgulho, assim como uma noiva se enfeita com as suas jóias.

 

Ele pensou na celebração que seu povo faria liberto:

13 Cantem, ó céus, e alegre-se, ó terra! Montes, gritem de alegria! Pois o SENHOR consolou o seu povo; ele teve pena dos que estavam sofrendo.

 

O tempo da execução destes projetos estaria chegando pois até a liberação do povo e de recursos seriam feitos por Ciro no futuro, cerca de 200 anos depois.

Deus tem um plano para nossas vidas e neste plano você não pode ser um agente passivo precisa ser ativo.

O povo voltou para sua terra mas houve quem resolvesse ficar e depois Esdras levaria alguns e Neemias outros, e ainda assim alguns judeus não voltaram e não participaram do projeto de Deus.

Deus tem um projeto para sua vida mas se você não assumir este projeto você não o viverá, não o experimentará, não irá vestir os louros da vitória.

Vivemos na verdade um conflito entre nossos projetos e os de Deus. Geralmente rogamos a Deus que abençoe os nossos e poucas vezes rogamos a Deus que nos coloque nos dele.

Quais os projetos de Deus para sua vida que você tem fugido?

Ilustração:

Certo Monge ficou doente e quando foi visitado por seus alunos eles perguntaram o a causa de sua aflição. É por que não foi como Moisés ou Abraão? Ele responde... é porque não fui aquilo que eu deveria ser.

John Maxwell diz que: “O propósito das pessoas na vida está sempre ligado aos dons que elas possuem”.

 

Sonhe os sonhos de Deus e participe deles e, quem sabe, ele acaba sonhando os seus e participando deles também.

Conclusão:

Isaías 49:8-18 - O Agir de Deus

1)  ...tem seu tempo certo.

2)  ...mantém uma boa memória.

 

3)  ... tem seus projetos especiais.










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.