Anterior


CÉLULAS 26 NOVEMBRO

24/11/2017

Anterior

Próxima


Células 03 dezembro

01/12/2017

Próxima
01/12/2017
Caminhando para o fim

Caminhando para o fim
Por: Pastor Joel Siqueira

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1259CON, Arquivo: 2Tm4,1ª8CON1259

2Timóteo 4:1-8

Caminhando para o final

Pregado em:

1)   PIB de Osvaldo Cruz em 03/12/17 dom 18h00

2)   .........................................................................................

 

1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino,

2  pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.

3  Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.

4  Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.

5  Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.

6  Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida.

7  Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.

8  E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.

 

Introdução:

2017 está acabando, entramos em dezembro, último mês do ano. Caminhamos para o fim.

O texto lido também mostra uma caminhada para o fim. Se você reparou bem o primeiro verso lido e o último, ambos falam da vinda de Jesus, ou seja, sua volta, o final de todas as coisas.

Toda a palavra de Paulo à Timóteo neste texto deve levar em consideração esta verdade, caminhamos para o fim e este fim tem julgamento como deixa claro o verso 1.

Então o que o texto bíblico tem para nós a respeito de nossa caminhada para o fim?

 

1.  Caminhando para o fim prega a Palavra (1,2).

O verso 2 tem nada mais nada menos que 5 imperativos, 5 ordens, 5 mandamentos de Deus para nós e o primeiro deles é para pregarmos a palavra de Deus.

Pregar a mensagem do evangelho não é exatamente uma questão pessoal, uma questão de gosto pessoal, um questão de concordância ou não, é uma ordem clara de Deus pra nós.

Os outros 4 imperativos estão diretamente ligados e este primeiro de pregar o evangelho e suas verdades sagradas.

i)           Insista no tempo certo ou não.

A idéia desta expressão aqui usada é a de manter-se no posto, de ficar firme na função, na missão dada.

Paulo está dizendo a Timóteo e a nós outros: “Você tem uma responsabilidade, a de anunciar as verdades sagradas do evangelho, não abra mão disto, não se distraia, não fique à margem, não perca tempo com outras coisas de menor valor. Fica firme!”

Paulo podia dizer isto pois deu seu próprio exemplo:

1 Coríntios 9:16  Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho!

 

Romanos 1: 14  Pois é meu dever pregar a todos, tanto aos civilizados como aos não-civilizados, tanto aos instruídos como aos sem instrução.

Ilustração.

Na orla das praias do Rio existem postos de vigilância dos bombeiros. Ali eles ficam firmes com seus instrumentos de trabalho de salva vidas. Sempre tem um deles de olho na praia pra ver se alguém está em perigo. Algumas vezes eles espalham bandeiras vermelhas para alertar o pessoal.

Imagine se eles ficarem distraídos e alguém se afogar no seu plantão? Vai pegar mal.

 

Deus vem hoje a nos dizer: Igreja de Osvaldo Cruz fica firme.... Células de Osvaldo Cruz fiquem firmes.... Crentes de Osvaldo Cruz fiquem firmes...

 

Os outros 3 imperativos do verso 2 estão alinhados também com o da pregação:

ii)         Procure convencer (admoesta). A idéia é de provar o que é certo e o que é errado. Precisamos fazer à razão das pessoas, mostrar para elas as verdades de Deus atingindo suas mentes e raciocínio.

iii)       Repreenda. Definir o que é moralmente certo e não concordar com o que é moralmente errado. Precisamos falar à consciência das pessoas.

iv)       Anime (exorta). A idéia é de levar conforto e consolação aos que fraquejam e sofrem, atingir a vontade delas para se voltem para Deus.

Todos estes imperativos devem ser feitos de um modo claro, com paciência, com suavidade e não agressividade.

Nós estamos caminhando para o final e precisamos manter o foco na missão, naquilo para o que fomos salvos, libertos, convertidos, seja aproveitando seja criando oportunidades.

Nossa vida em missão é proposital:

Eu prego de propósito... planejo de propósito... evangelizo de propósito...

Pregar o evangelho faz parte da minha existência. Por que?

a) Porque fui salvo por Cristo.

b) ... fui perdoado por Cristo.

c)  ... fui capacitado por Cristo.

d) ... sou seguidor de Cristo.

e) ... aprendi a amar a Cristo pois ele me amou primeiro.

Existem dois tipos de crentes hoje. Os comprometidos com Cristo por causa de todas estas coisas que acabei de citar e os crentes “ACOSTUMADOS” com Cristo.

ACOSTUMADOS: Você é crente? SOU.

a) Você evangelizou quantos este ano?

b) Você foi fiel em suas contribuições?

c)  Você ajudou sua célula a multiplicar?

d) Você pelo menos ganhou e levou uma alma ao batismo?

e) Você ajudou a cuidar dos afastados e os trouxe de volta à comunidade?

Precisamos refletir sobre a nossa fé.

2 Coríntios 13:5  Examinem-se para descobrir se vocês estão firmes na fé. Com certeza vocês sabem que Jesus Cristo está unido com vocês, a não ser que vocês tenham falhado completamente.

Estou com medo de que estejamos falhando completamente e que a cada ano que passa, mais membros estão ficando acostumados com Cristo.

Em nome de Jesus não deixa isto acontecer com você!


(T) Caminhando para o fim prega a palavra e vemos ainda que:

2.  Caminhando para o fim não se desvie (3,4).

O ser humano tem uma capacidade incrível de criar religião, talvez seja por aquele tal “Inconsciente coletivo”. Todos tem uma idéia de Deus, do sagrado, da imagem divina que temos em nossa alma...

·      Povos criam religião nacional.

·      Deuses são criados de todos os tipos.

·      Estátuas são fabricadas para simbolizar o sagrado.

·      Objetos com poderes mágicos são parte do marketing da religião.

Por que tantas religiões?

1) Porque o ser humano é crente, ele tem necessidade de acreditar em alguma coisa. Ele percebe que existe o sobrenatural e, mesmo sem entender, ele dá margem à esta credulidade natural.

2) Porque somos pecadores. Queremos ajustar a fé aos pecados e criar religião nos dá certo controle, certas oportunidades de criar doutrinas de acordo com nossos pecados e propósitos.

Por exemplo O dinheiro.... e o sexo (homo)...

3) Porque queremos ter o controle. Não queremos ser controlados pela fé, por Deus, por isso criamos religiões onde podemos ter algum controle, onde podemos ter nosso deus em nossas mãos e fazermos nossas procissões de controle. Eu controlo meu deus, ele está nas minhas mãos.

4) Porque temos gosto pessoal. Criamos o evangelho ao nosso paladar gospel.

Paulo já sabia desta tendência de criar-se religiões, mestres, doutrinas e alerta Timóteo sobre isto. (3,4).

O excesso de igrejas e religiões tem um lado ruim e um lado bom. O lado ruim é que geram decepções... e o lado bom é que exaltam as verdadeiras. O mesmo acontece com pastores e mestres.

Estamos caminhando para o fim e precisamos tomar cuidado com o desvio. O que desvia os crentes?

O sexo.

1Tm 5: 11  Mas não ponha na lista as viúvas mais jovens; porque, quando os seus desejos fazem com que queiram casar de novo, elas abandonam a Cristo.

 

O Dinheiro.

1Tm 6:10  Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.

 

A Cultura.

1Tm 6:21  Algumas pessoas, afirmando que tinham esse “conhecimento”, se desviaram do caminho da fé.

Terminei de ler Daniel esta semana e percebi que no início de seu cativeiro, ele e seus 3 amigos estudaram 3 anos de cultura babilônica, doutrinas diferentes, ciência diferente, conhecimento diferente, até mudaram o nome deles. Daniel recebeu o nome de Belssazar, dedicado a Bell, mas ele e seus amigos não abandonaram a fé no Deus vivo e verdadeiro recebida de seus pais.

Como alguns que vão estudar umas coisinhas simples abandonam a fé em Jesus, nosso Senhor e Salvador? Ganham um diplomazinho e se acham melhor que os crentes e não seguem mais o evangelho. Bando de crentes frouxos.

Doutrinas religiosas.

2Tm 2: 17  As coisas que os falsos mestres ensinam se espalham como a gangrena. Dois desses mestres são Himeneu e Fileto,

18  os quais abandonaram o caminho da verdade. Eles afirmam que a nossa ressurreição já aconteceu e assim estão atrapalhando a fé cristã de alguns.

 

Caminhando para o fim não se desvie. Cuidado com sexo, cuidado com dinheiro, cuidado com cultura, cuidado com doutrinas religiosas.

(T) Caminhando para o fim prega a palavra, não se desvie e vemos por fim que:

3.  Caminhando para o fim Pague o preço (5-8).

Quanto custou a nossa salvação? Vida no altar.

Quanto custa a nossa santificação? Tudo no altar.

Quanto custa a nossa pregação? Tudo somos sal e luz.

Os últimos versos de nosso texto mostram detalhes sobre o alto preço de nossa missão. Ela não é barata, como o evangelho não foi barato. Alguns querem um evangelho barato, de qualquer preço, qualquer serviço, qualquer oração, qualquer contribuição, qualquer tempo... mas o evangelho de Cristo não é barato e quem deseja ser seu seguidor precisa pagar o preço.

V5) O preço do dever acima do prazer.

5  Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.

 

V6) O preço da bagagem que vamos levar.

6  Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida.

 

Apocalipse 14:13 diz

13 Então ouvi uma voz do céu, que disse: —Escreva isto: felizes as pessoas que desde agora morrem no serviço do Senhor! —Sim, isso é verdade! —responde o Espírito de Deus. —Elas descansarão do seu duro trabalho porque levarão consigo o resultado dos seus serviços.

 

Ilustração: Lembro de minhas mudanças de endereço.

 Casa de 1 quarto >>> 2 quartos. Um caminhãozinho.

 2 quartos >>> 3 quartos. Um caminhão maior.

 3 quartos >>> ap 2 quartos. Caminhão menor (desfiz móveis).

 Ap 2 quartos >>> casa 3 quartos. Caminhão igual.

 3 Quartos >>> ap 2 quartos. Caminhão menor.

A bagagem foi de acordo com o tamanho da casa em que fui morar. Em todas as mudanças ganhamos ou perdemos bagagem.

Na vida cristã, a bagagem depende do tamanho do coração, o lugar onde cabem as pessoas, a verdadeira obra

Sua bagagem será pequena se seu coração for pequeno. Poucas pessoas você irá amar, evangelizar e cuidar. Se seu coração for maior mais pessoas você vai atingir... Se o seu coração só cabe você mesmo, certamente nem Jesus encontrou espaço aí dentro.

Deixa Jesus entrar e te dar um novo coração. Ame as pessoas, boas ou ruins, ame-as pois elas não a sua missão, a sua razão de existir. Não limite seu mundo a um palmo ao seu redor, mas amplie sua visão. Veja que há muito mais do que seu próprio umbigo.

Ilustração.

Dia 15 perdemos nosso amado irmão Izoldo. Converteu-se tardiamente, Batizou-se em 17/04/2011, só tinha 6 anos de batizado. Sabe qual foi sua última dedicação à Cristo? Estava fazendo uma “Casa de Paz” evangelizando pessoas, ainda que fosse uma só.

 

V7) O preço de uma nobre competição.

7  Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.

 

Paulo se esforçou conscientemente em uma nobre corrida. Entendeu que estava no movimento TOP, na Fórmula um do cristianismo, no movimento de Velozes e furiosos que, neste caso era “Velozes e amorosos”. Viagem missionária 1, 2 e 3...

Paulo não estava numa corrida de patinete...

Paulo não estava numa corrida de pedalinho...

Paulo foi leal ao que lhe foi confiado e fez o seu melhor, pagou o preço de fazer este melhor para Deus.

Por que? Porque Deus é o melhor para Paulo. Se desse qualquer coisa Deus seria menor, se não desse nada Deus não seria nada.

Seu Deus é o que? O melhor? Qualquer coisa? OU nada?

V8) O preço de alto valor pois a recompensa é de alto valor.

8  E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.

 

O prêmio da vitória é a coroa da vida, a salvação eterna dos remidos e lavados pelo sangue de Cristo, os que vestiram a camisa do evangelho e por ele viveram e morreram e este prêmio Paulo deixa aqui bem claro, não era exclusivo dele, era para todos os que amarem a vinda de Cristo.

O prêmio é meu e seu servos de Jesus, soldados de Cristo, comprometidos com o evangelho até a alma e não só de aparência, nossa vida é de Jesus, nosso tempo é de Jesus, nosso coração é de Jesus, nosso dinheiro é de Jesus, nosso prêmio é de Jesus.

Este Jesus, nosso senhor e salvador, previu a nossa vitória.

Mateus 24: 12  A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará;

13  mas quem ficar firme até o fim será salvo.

14  E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.

 

A maldade vai aumentar e vai nos atingir com certeza. Mas o evangelho será pregado no mundo inteiro? Por quem? Por aqueles que o amor não esfriou, os que ficaram firmes, os que não deixaram a maldade desviar sua vida do propósito de amar a Deus.

 

Conclusão:

Caminhando para o fim...

... prega a palavra.

... não se desvie.

 

... pague o preço.










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.