Anterior


CASAMENTO E DIVÓRCIO

25/08/2018

Anterior

Próxima


APOIO 02 SETEMBRO A

01/09/2018

Próxima
25/08/2018
Água em Vinho

Água em Vinho
Por: Pastor Joel Siqueira

Esta é a minha bíblia, a palavra de Deus, o alimento da minha fé, a lâmpada para os meus pés, a luz para o meu caminho, o martelo que me quebra, o fogo que me queima. Eu abro o meu coração para receber e praticar suas verdades sagradas. E que Deus me ajude.

Sermão 1290EVG, Arquivo: Jo 2,1-12EVG1290

João 2:1-12 – Água em Vinho.

Pregado em:

1)   PIB de Osvaldo Cruz em 26/08/18 dom 18h00.

2)   ..........................................................................................

1 Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali.

2  Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento.

3  Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: —O vinho acabou.

4  Jesus respondeu: —Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora.

5  Então ela disse aos empregados: —Façam o que ele mandar.

6  Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação.

7  Jesus disse aos empregados: —Encham de água estes potes. E eles os encheram até a boca.

8  Em seguida Jesus mandou: —Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram.

9  Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo

10  e disse: —Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.

11  Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.

12 (NTLH) Depois disso, Jesus, a sua mãe, os seus irmãos e os seus discípulos foram para a cidade de Cafarnaum e ficaram alguns dias ali.

 

Introdução:

Você já foi numa festa de casamento? Faltou refrigerante ou salgadinho?

Quando você vai numa festa de casamento como você se prepara?

Nosso texto nos direciona aos acontecimentos preliminares da festa iniciando com a expressão: “Dois dias depois”

Jesus estava chamando seguidores na região de Betânia que ficava próxima ao rio Jordão onde João batizava. Nesta encontros iniciais o capítulo 1 de João vai terminar mostrando Jesus chamado Natanael. Dizem os comentaristas que este é o “Bartolomeu”, um dos 12 apóstolos de Cristo (Mt 10:3).

Natanael era um judeu legítimo e esperançoso pelo Messias prometido, o libertador de israel. Quando Jesus o encontra ele começa a crer porque Jesus disse tê-lo visto debaixo da árvore, um costume de quem orava. Quem sabe ele estava orando pedindo o cumprimento das promessas de Deus de enviar seu messias prometido para libertar Israel e ali, diante dele, a promessa está se cumprindo.

Pelo que você tem orado? Quais suas angústias e preocupações? O que sua alma tem suspirado diante do Eterno, diante do Deus Altíssimo? Deus a tudo vê e a todos deseja alcançar com suas promessas. Que hoje seja seu dia.

Ao final do diálogo de Jesus com este Natanael Jesus lhe diz:

João 1:50...Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta.

51  Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

 

Deus tem coisas grandiosas e maravilhosas para nos revelar, para nos acrescentar, para nos preencher. Não precisamos viver com a alma vazia, ela pode ser cheia de Deus.

Ilustração Foto do vazio de Deus.

 

Caminhar com Jesus é sempre uma jornada cheia de emoções, cheia de boas surpresas, cheia de desafios e realizações espirituais grandiosas e excepcionais. Alguns crentes vivem uma vida sem graça, sem experimentar o poder da ação do Espírito Santo em suas vidas... Ainda dá tempo, viva com Deus, viva pra Deus, seja instrumento de Deus neste mundo tenebroso e espalhe a luz de Cristo.

Disse Isaías sobre Jesus Cristo:

Isaías 9:6 

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;

 

Após esta introdução entramos no capítulo 2, na festa de casamento, o início da jornada com Cristo.

É interessante notar que na primeira criação da humanidade Deus faz o primeiro casamento e agora, quando Deus vem à terra na pessoa do filho para executar a segunda criação, ela inicia numa festa de casamento.

Casamento é algo sagrado, do maior interesse de Deus, o ponto de partida para muitas outras bênçãos que Deus nos tem reservado: Filhos, conquistas familiares, netos, salvação da família...

Hebreus 13: 4 (NTLH)  Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério.

O casamento estes dias tem sido bombardeado por novos modelos de união que, na verdade, são armadilhas do mundo “anti-Cristo” em que vivemos. Esta previsão de combate ao casamento foi feita a quase dois mil anos pelo Apóstolo Paulo escrevendo à Timóteo:

1 Timóteo 4

1 O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios.

2  Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa.

3  Essas pessoas ensinam que é errado casar...

 

Da mesma forma que Jesus foi convidado para aquele casamento você deveria convidar Jesus para o seu. Ele faz milagres. Ele está aqui santificando e valorizando o casamento conforme lemos em Hebreus.

Interessante ainda notar que Jesus é chamado de noivo no Novo Testamento, ele inicia seu ministério num casamento e o Novo Testamento vai terminar mostrando um casamento: As Bodas do Cordeiro.

Apocalipse 19: 9 (NTLH)  Então o anjo me disse: —Escreva isto: “Felizes os que foram convidados para a festa de casamento do Cordeiro!” E o anjo disse ainda: —São essas as verdadeiras palavras de Deus.

 

Você já está na lista de convidados?

Ilustração: Amanhã “Eu + Você =Nós”.

 

Nesta festa de casamento onde Jesus foi convidado, costumava durar até uma semana de celebração. Ali Jesus realiza o seu primeiro milagre. Não foi cura de um cego, cura de um enfermo, um exorcismo, uma multiplicação de pães e peixes. Jesus não gerou recursos para pagar impostos, não sossegou o mar ou acalmou os ventos... todas estas coisas ele faria em seu mistério, mas aqui, no primeiro milagre, Jesus transforma água em vinho.

Aqui vale a pena ressaltar que a orientação dos rabinos judeus da época era misturar o vinho em pelo menos 3 partes de água. Alguns chagavam a sugerir 7. Quem fica dando desculpas de beber lembra de mostirar água e fazer um refresco de vinho. (Hernandes Dias Lopes pg 60).

Por que Jesus transforma água em vinho numa festa de casamento?

1) Porque Jesus é adepto da alegria:

João 15:11  —Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.

João 17:13  E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria.

 

Não fomos criados para o sofrimento, para lavar o chão que pisamos com lágrimas de dor, de saudade, de sofrimento, de angústia que às vezes é tão forte que leva pessoas ao suicídio.

Fomos criados para celebrar as alegrias de Deus mostradas na sua criação de todas as coisas.

Jó 38:7  Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria.

Quando lemos o relato de gênesis sobre a criação vemos rotineiramente a expressão “Viu Deus que era bom”. Expressão que aparece 5 vezes em gênesis 1. E na conclusão de tudo, após a criação do homem lemos a expressão: MUITO BOM!

Eu vejo aqui Deus sorrindo!

Ilustração: Na minha ante-penúltima renovação da CNH perguntei a atendente na hora da foto: “Posso sorrir” ouvi um caloroso NÃO! Na penúltima  vez fiz a mesma pergunta já esperando a mesma resposta: Posso sorrir? E ouvi PODE. Perguntei por que agora pode? Porque muita gente reclamou. Agora na última vez nem perguntei só disse na hora da foto: Lá vai o sorrisão!

O povo foi criado para sorrir, para se alegrar, para expressar júbilo, e Jesus queria que a alegria daquela festa não terminasse ali por causa da falta de vinho.

2)Por que um milagre no casamento? Porque quer ver os noivos satisfeitos.

Imagine a decepção que cairia sobre os noivos quando a notícia da falta de vinho chegasse aos seus ouvidos...

Quantos fantasmas querem assombrar os casamentos, querem trazer decepção, querem minar a alegria da vida a dois... Fantasma dos problemas financeiros, fantasma dos problemas sexuais, fantasmas dos problemas com filhos, fantasmas dos relacionamentos em atrito por causa dos temperamentos difíceis de alguns cônjuges...

Jesus quer mudar esta situação.

3) Outro motivo é que Jesus quer ver as famílias satisfeitas. Casamento envolvia duas famílias. Não é só uma questão de um casal, mas de duas famílias... Jesus ao realizar este milagre estava atingindo não só dois noivos mas duas famílias.

Nos dias de hoje ainda é assim, quando o casal se firma, resolve seus problemas, amadurece no relacionamento, dá um exemplo de casamento estável ele está na verdade influenciando duas famílias.

4) Um quarto motivo é que Jesus quer ver os amigos satisfeitos. Numa festa de casamento temos os familiares envolvidos e temos os amigos envolvidos. Eles estão olhando o casal, eles estão olhando os motivos que une o casal, eles estão percebendo se este casamento é sério, é inteligente, planeja suas ações desde uma festa até outros investimentos.

Quantos motivos poderíamos aqui considerar que levaram Jesus a realizar este primeiro milagre numa festa de casamento.

Mas, olhando a cena e sua história narrada aqui na bíblia, outras lições preciosas edificam a nossa vida e nos desafiam à Fé.

a) Quem fez o milagre foi Jesus e não Maria. Na verdade, a bíblia não narra nenhum possível milagre que a dona Maria tinha feito a não ser receber em si mesma o milagre de gerar Jesus Cristo o filho de Deus. Este milagre ninguém tira dela, mas ela não fez, ela recebeu.

O que nos parece aqui, e alguns comentaristas sugerem, é que dona Maria estava envolvida no cuidado da festa. Hoje diríamos que ela participava da equipe de planejamento.

b) Todo milagre que Jesus faz é melhor do que todo esforço humano para consegui-lo. Vide a fabricação de vinho.

Por exemplo:

A ciência cura com muito esforço x Jesus um toque.

O alimento é produzido... x Jesus multiplica...

O homem se esforça para prolongar a vida x JC dá vida eterna.

O homem se esforça para evitar a morte x Jesus ressuscita os mortos.

 

c)  Todo milagre que Jesus realiza tem um propósito claro. Aqui em nosso texto vemos dois:

11  Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.

 

Jesus deseja se revelar a você de um modo claro, mostrando quem ele realmente é, o filho de Deus que veio ao mundo para morrer por nós, pagar por nossos pecados na cruz, ressuscitar ao terceiro dia mostrando seu poder sobre a vida e chegar ao seu coração em fé.

Você já foi alcançado pelos propósitos de Deus para você em Cristo Jesus?

d)                Todo milagre que Jesus faz alcança a família e os amigos.

12 (NTLH) Depois disso, Jesus, a sua mãe, os seus irmãos e os seus discípulos foram para a cidade de Cafarnaum e ficaram alguns dias ali.

 

e) Quando damos passos de obediência na direção de Jesus estamos caminhando na direção do milagre. Os servos obedeceram a Jesus e viram o milagre acontecer na frente deles.

Mas ainda percebemos que, apesar de terem visto o sinal, o milagre, eles não viram a glória. Os discípulos creram em Jesus porque viram a glória por trás do sinal.

 

APELO

Hoje você é exposto a esta cena, a este primeiro milagre de Jesus e agora é desafiado e ver sua glória por trás deste sinal e crer nele de todo coração.

Jesus fez um milagre e pode fazer um em sua vida.

Jesus salvou uma festa e pode salvar você.

Jesus fez melhor pelos homens e pode fazer o melhor por você.

Jesus chamou seguidores que decidiram seguir e ganharam a fé extraordinária. Hoje você é desafiado a tomar a mesma decisão de seguir a Cristo e ganhar a mesma fé dos seus primeiros discípulos.










visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335 Wsp 98481 6091

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.