O que todo membro deve saber

A Primeira Igreja Batista de Osvaldo Cruz é uma igreja em células que funciona com duas reuniões semanais principais:

1)     A reunião das células nos lares.

2)     A celebração no templo (dom. 8h30 e 18h).

 

Nosso desejo é que todos os crentes tenham a experiência semanal de encontrarem Jesus Cristo juntos nos lares e no templo.

 

Nossa Missão:

Como adoradores anunciamos Jesus Cristo ao Mundo e cuidamos uns dos outros.

 

Nossa Visão:

Ser uma igreja em células que ama a Deus e as pessoas.

 

Tanto as células quanto a celebração trabalham na mesma missão e visão.

 

Os Ministérios:

Os ministérios que existem ou venham a existir são ferramentas de suporte às células e à celebração visando sua excelência.

 

A missão e a visão de cada ministério estarão de modo bem nítido, vinculados às da igreja (supra).

A liderança dos ministérios é eleita em Assembléia anual. Em caso de reeleição, a cada dois anos o líder deve dar oportunidade a eleição de outro.

 

As finanças da igreja:

A igreja vive financeiramente de dízimos e ofertas entregues liberalmente nos gazofiláceos, pelos seus membros e amigos que apóiam o trabalho, sempre com origem clara da fonte do dinheiro.

 

Os valores são contados sempre por duas pessoas, registrados em 3 vias (tesouraria, conselho fiscal e gabinete pastoral) e depois repassados para os que administrarão. A cada mês é fechado o relatório e encaminhado ao Conselho fiscal para ser examinado e conferido para depois ser dado um resumo na reunião dos líderes.

 

Nosso alvo de orçamento regular é:

a)    60% para despesas com pessoal (CLT e Obreiros).

b)    20% para a “máquina” administrativa e ministérios

c)  20% para as obras. Estamos com um projeto desafiador e desejamos construir um novo e bonito templo para a glória de nosso Deus.

 

Ninguém é desligado por não contribuir, mas poderá perder algumas oportunidades de liderança na igreja por esta causa.

Sua contribuição pode ser via depósito em Conta Corrente e deve ser identificada no envelope entregue no “gazofiláceo”. Todas contribuições são registradas para sua consulta quando necessário. As informações não são repassadas aos outros membros da igreja.

 

Nossa sugestão de contribuição é:

·         Dízimos mensais segundo nossa renda (10% dos nossos ganhos).

·         Ofertas mensais segundo nossas possibilidades. Aqui sugerimos o “dízimo dos dízimos”, sendo esta oferta dividida em 3 partes, uma para ação social e 2 para missões.

 

As ofertas de missões por sua vez são divididas em 5 partes (5 x 20%):

·         Uma para a Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira (CBB).

·         O mesmo para JM Nacionais.

·         Uma parte para ajudar missionários Nacionais (adoções).

·         Outra parte para ajudar missionários pelo mundo (adoções).

·         Uma última parte para investir em missões locais.

 

As ofertas para ação social ajudam nas compras de alimentos que ajudam carentes e instituições de apoio a dependentes diversos, bem como emergências sociais internas.

 

Contribuir é uma responsabilidade de todos os membros e esperamos que cada um possa participar como um gesto de fidelidade a Deus e o desejo de ver nossa igreja crescer e progredir em todos os aspectos da fé cristã, sua missão e visão.

Discipulado:

Discipulado é uma expressão que traduzimos carinhosamente como “DISCÍPULO AO LADO”. Desejamos que cada crente tenha alguém do seu lado para ajudar na caminhada da fé cristã e que também possa ser o apoio de outros na mesma caminhada.

 

Os novos convertidos possuem um trilho de ensino chamado CEIFA (Contato, Evangelismo, Integração, Fortalecimento e Avanço) onde várias lições são trabalhadas visando a confirmação da decisão, o batismo e a preparação para alcançar e ajudar outros.

 

Os que terminam o CEIFA são encaminhados para a Rede Discipuladora de Osvaldo Cruz (REDOC) onde os batizados cuidam uns dos outros coordenados pelas células que participam.

 

O processo de discipulado é uma maneira de cumprirmos a grande comissão e seguirmos os cerca de 25 “uns aos outros” que a bíblia ensina. Entendemos que cada crente tem privilégios e responsabilidades com seus irmãos de fé na Igreja local.

 

O ensino formal de púlpito é um modo de edificação, mas não deve ser o único, pois discipulado não é um processo feito no atacado e sim no “varejo”. Entendemos que Jesus Cristo ensinava multidões mas sempre estava tratando de seus discípulos em particular.

Ensino Bíblico em classes:

Temos também um trilho de ensino bíblico em classes que se resume no seguinte:

·         Curso “Geração 10 Mil” onde ensinamos sobre células e sua liderança.

·         Curso “Videira” onde ensinamos vários aspectos da vida da igreja. Os cursos são 6: Vivendo o Caráter Cristão, Introdução Bíblica, Dons e ministérios, Ensinos Doutrinários, Intercessão e Regozijo e Adoração.

·         Curso “Básico em Teologia”. Este curso tem duração de 3 anos e é ministrado por professores com formação Teológica, realizado todas as segundas de 19h às 22h. É solicitado um valor simbólico para ajudar nas despesas dos professores, cafezinho no intervalo e todo material didático como apostilas e livros usados no curso. Desejamos em breve ter este curso também aos domingos.

 

Células:

Nossas células são pequenos grupos de 5 a 15 pessoas que se reúnem semanalmente para encontrar Jesus e cuidarem uns dos outros. A missão da célula é a missão da igreja: “Como adoradores anunciamos Jesus Cristo ao Mundo e cuidamos uns dos outros”. A célula se relaciona com Cristo e uns com os outros visando edificação e multiplicação.

 

As células, em sua reunião semanal, trabalham com os 4 E´s: Encontro quebra-gelo, Exaltação, Edificação e Evangelização. Ao final sugerimos um cafezinho fraternal simples.

 

Nossas células são responsáveis pelos discipulados de novos convertidos (CEIFA) e pelo discipulado dos membros batizados (REDOC). Elas dão o primeiro atendimento a todos os seus membros em quaisquer problemas ou emergências que surjam e são a nossa maneira de estar perto dos sem Cristo para testemunhar-lhes do evangelho.

 

Outros detalhes sobre células, seus líderes e suas responsabilidades você vai encontrar no “Manual de Células da PIBOC” ou no curso “Geração 10 Mil”.

 

Casamento e sexo:

Como igreja acreditamos que o sexo é uma bênção dentro do casamento heterossexual, legalmente constituído, conforme os ensinos da bíblia sagrada. As situações modernas sobre esta questão nos preocupam, mas entendemos que casamento deve ser com validade no cartório e a bênção de Deus. Não concordamos com união estável como se fosse casamento nem no sexo fora dele.

 

Podemos até batizar novos crentes ainda em situação irregular, mas com o firme propósito de legalizar e com o processo já em andamento. Analisamos cada caso.


 

 


visite nossa igreja

Rua Adelaide Badajós 77
Rio de Janeiro - RJ - 21351-390
Tel: (21) 3350 8048 ou 2458 9335

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.